Derivados Inesperados com João Bento

Data: 15/01/2014

Horário: 18hs

TRAÇOS SONOROS
Este encontro pretende facultar bases e discutir caminhos possíveis para o estudo da matéria sonora. Incidindo sobre o modo de escutar e re-parar nos sons dos lugares que habitamos. Uma pesquisa em torno das propriedades do som como meio de investigação.
Na ocasião serão exibidos e manobrados alguns trabalhos do autor como exemplo de explorações que dialogam entre relações do corpo de arquivo com a matéria sonora, assim como uma conversa em torno da peça Diário Sonoro (http://366soundailyproject.com/) presente no Atelier Real. Uma discussão que se abre sem se fechar – com o objectivo de desenvolver futuros encontros/workshops com duração prolongada.

Como parte integrante do programa, haverá também a exibição de um excerto do filme sobre a vida do engenheiro de som Antoine Bonfanti. “Traces sonores d’une Écoute Engagée” e uma breve conversa sobre o desenho de som elaborado para a performance / conferência “Secalharidade” de João Fiadeiro e Fernanda Eugénio.
http://www.joao-bento.com/
João bento nasceu no Fundão em 1980 e atualmente em Lisboa. Licenciado em Artes Plásticas pela ESAD de Caldas Rainha-Portugal. Desde 2004 compõe som para performances, dança, filmes experimentais, peças de teatro e vídeo live acts. O seu trabalho articula instrumentos analógicos e objectos sonoros, usados num contexto multidisciplinar. Seus projectos são regularmente apresentados em Portugal, Espanha, França, México, Alemanha e India.