Annika Pannitto em Residência no Atelier Real | Culture@Work

Annika Pannitto (Itália, 1981) começou o seu trabalho como coreógrafa em 2007. Desde essa data que vem criando peças de palco e site specific performances que foram apresentadas por toda a europa, em vários espaços (Rotterdamse Schouwburg, Napoli Fringe Festival, Dock11/Berlin, PIM/Milan, Dansateliers/Rotterdam, Oostblok/Amsterdam, Festival Les Répérages/Lille entre outros). A formação em ballet foi, para Annika, fundamental para a sua compreensão da técnica e o principal acionador na descoberta e estudo das práticas da dança contemporânea, que inspiraram e influenciaram a sua pesquisa por um movimento pessoal e prática coreográfica. A sua curiosidade por outras formas de arte são bem visíveis nas suas produções. Annika colabora de forma regular com artistas dos mais diversos campos artísticos, procurando constantemente renovar a sua linguagem e propor trabalhos que são apresentados a diversos tipos de audiência. Em 2014 terminou o seu mestrado em coreografia, na ArtEZ School of the Arts em Arnhem.

 

Durante o período de residência no Atelier Real Annika propõe trabalhar no seu projeto “Making the common: a choreographic project on the theme of the production space”.

 

O projeto assenta numa pesquisa, tanto prática como teórica, em torno da questão da construção do espaço. Começando pelo corpo em movimento, propõe-se a olhar para a geração de espaço como um evento na coreografia, com o intuito de abrir para uma reflexão sobre a forma como o espaço é apropriado e distribuído dentro do enquadramento coreográfico, focando-se particularmente na forma como o espaço da dança pode ser igualmente acessível para o produtor (o bailarino, o coreógrafo) e para o receptor (o espectador).