Elise Nuding em Residência no Atelier Real | Culture@Work

Elise Nuding é uma artista ligada à dança, da ação e do pensamento, cuja prática criativa inclui a performance, a coreografia e a escrita. Atualmente sediada em Londres, Elise tirou o seu mestrado na London Contemporary Dance School e é licenciada em Arqueologia pela Brown University. Além de colaborar como performer para outros coreógrafos Elise desenvolve também o seu próprio trabalho coreográfico. Os seus projetos originam-se a partir das áreas de diálogo que encontrou entre a performance e a arqueologia. A sua pesquisa explora as relações entre lugar, memória e indivíduos, explorando a interação entre corpo, memória/imaginação e ambientes materiais, procurando tornar estas interações em constante mutação presentes através da performance.

 

Tanto enquanto performer quanto como pensadora Elise vê a prática e a teoria como intrinsecamente interligadas estando ainda, no entanto, a tentar destrinçar todas as implicações desta abordagem. Entretanto continua a inspirar-se na inteligente, vulnerável, imprevisível e constantemente surpreendente natureza do corpo humano na performance. A escrita também se encaixa algures neste lugar – tanto como forma de refletir sobre a sua prática, quanto como uma prática com o seu direito próprio. E é a favor da colaboração.

 

Durante a sua residência no Atelier real em Lisboa, Elise vai trabalhar no projeto construído a partir da sua performance a solo Shift, spin, warp, twine (2014), na qual trabalha com cordas náuticas. O trabalho combinará a sua experiência de trabalho em embarcações à vela com a sua prática enquanto artista da área da dança e da escrita. O projeto pegará numa série de objetos retirados ou associados às tradicionais embarcações à vela como ponto de partida para explorar as histórias com os objetos materiais. O resultado será uma série de pequenos estudos/performance e textos com estes objetos como ponto de partida, que não só estão ligados à sua história cultural mas também ao seu potencial criativo e estímulo imaginativo.