Anatomia de uma decisão, de João Fiadeiro – Dia 28 de Outubro, às 19h00, no Bar Irreal

 

Apresentação das etapas de trabalho que antecederam a publicação “Anatomia de uma decisão” de João Fiadeiro editada pela Editora GHOST.

Dia 28 de Outubro, às 19h00, no Bar Irreal, Rua Poço dos Negros 59, em Lisboa (em presença de João Fiadeiro e dos editores).

Ao longo dos últimos 20 anos, a originalidade e pertinência da Composição em Tempo Real (CTR) tem sido reconhecida por inúmeros intérpretes, investigadores e artistas bem como por uma multiplicidade de instituições artísticas, universidades, institutos ou por organizações empresariais, que convidam regularmente João Fiadeiro a dirigir aulas, seminários e workshops. No entanto, a publicação de textos sobre a CTR tem ficado confinada a trabalhos académicos de acesso muito restrito. A publicação “Composição em Tempo Real: Anatomia de uma decisão” quer assumir um avanço decisivo na divulgação e vulgarização do trabalho de um dos mais conceituados criador português contemporâneo e de uma investigação onde a prática artística toma o lugar de território de experimentação e de compreensão de processos individuais e sociais complexos.

A Composição em Tempo Real é uma ferramenta teórico-prática que investiga os processos de reação, decisão e composição que são normalmente accionados em situação de improvisação, ou seja na sequência de um encontro com o inesperado.

A presente publicação se inscreve numa linha editorial actualmente em desenvolvimento na editora que pretende publicar livros ligados à performance e à inscrição do seu património numa lógica de conservação, transmissão e (re)visitação.